NOTA DE REPÚDIO – 19/8/2023

O SINPROJA vem a público manifestar seu mais profundo repúdio, e sua indignação, diante do brutal assassinato de mãe Bernadete Pacífico, líder do quilombo Pitanga dos Palmares, ocorrido na noite da última quinta-feira (17/8), em Simões Filho, na Bahia.

Bernadete Pacífico, uma mulher negra e líder quilombola, dedicou anos de sua vida à luta incansável pela denúncia da violência cometida contra a população quilombola e a tentativa de tomada de suas terras. Sua coragem e determinação em enfrentar os desafios impostos pela discriminação e pelo racismo estrutural, são exemplos de resistência e empoderamento.

É extremamente lamentável que justamente na semana da Marcha das Margaridas, um evento que busca dar visibilidade e voz às mulheres do campo, da floresta e das águas, mãe Bernadete tenha sido vítima de um crime tão covarde. Sua morte representa um ataque direto não apenas à comunidade quilombola, mas também a todos os movimentos sociais que lutam por justiça e igualdade.

Neste momento de profunda dor e consternação, o SINPROJA se solidariza com a família de mãe Bernadete Pacífico e com a comunidade quilombola Pitanga dos Palmares. Seguiremos firmes na defesa dos direitos humanos e na busca por uma sociedade livre de violência e discriminação.

Mãe Bernadete Pacífico, PRESENTE!

Jaboatão dos Guararapes, 19 de agosto de 2023.

Diretoria do SINPROJA

Compartilhe

Deixe um comentário