SINPROJA Presente na Direção Executiva da CUT/PE – Novembro das Pretas e dos Pretos – GOAAM – Aposentados/as sim, inativos/as nunca, educadores/as SEMPRE!

SINPROJA Presente na Direção Executiva da CUT/PE

Entre os dias 28 a 30 de novembro aconteceu o 15º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CECUT-PE) “Lula Livre”, trazendo como pauta “Emprego, Direitos, Soberania e Democracia”.  O evento debateu sobre a conjuntura, servindo como balizador para a construção do Plano de Lutas que norteará as deliberações da classe trabalhadora pra os próximos 4 anos.

O CECUT reuniu em torno de 400 delegados e delegadas de sindicatos do campo e da cidade de todas as regiões do Estado, além de observadores/as. A delegação da educação foi uma das maiores, estando o SINPROJA representado de forma significativa.

Na ocasião, houve a escolha dos/as sindicalistas que irão estar à frente da Central até 2023. A companheira Eugênia Lemos, Diretora de Assuntos Educacionais e Culturais do SINPROJA, integra o grupo como dirigente executiva da Secretaria Saúde do/a Trabalhador/a, reafirmando a disposição, desta entidade, em fortalecer a luta da Classe Trabalhadora.

A presidência da CUT-PE continuará sob a direção do professor da Rede Estadual, Paulo Rocha, também diretor do SINTEPE, o que demostra que a educação é protagonista das lutas sociais.

Novembro das Pretas e dos Pretos

O mês de novembro foi de intensa atividade da Secretaria de Políticas Sociais do SINPROJA. Sendo o mês da Consciência negra, já é tradição a entidade sindical preparar atividades de combate ao racismo. Neste sentido, houve a realização do II Seminário Escola Sem Racismo, que nesta edição, abordou o tema: Possibilidades para uma prática antirracista nas escolas, que contou com a participação de Delma Silva, socióloga e doutora em educação pela UFPE e Joaninha Dias, professora da Rede Municipal de Jaboatão e ativista da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.

A atuação sindical também aconteceu no interior das escolas por meio de oficinas, rodas de conversas e cinedebates, com participação das Diretoras da Secretaria de Políticas Sociais e militantes da base. Ressaltamos e agradecemos o fundamental apoio e participação do Coletivo de Combate ao Racismo do SINPROJA, inclusive na execução das ações nos locais de trabalho.

Foram abordados temas como: Escola Sem Racismo; Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, em Especial à Mulher Negra; Políticas Públicas Sociais para a População Negra; Facetas do Racismo; História da Desigualdade Social no Brasil; Cultura Afro-brasileira, Religião de Matriz Africana; Estética e Racismo.

O projeto continuará por todo o próximo ano letivo. O grupo está à disposição, é só ligar para o SINPROJA e agendar o encontro.

GOAAM Encerra 2019 Consolidando as Formações Conquistadas

Como resultado de insistente reivindicação do SINPROJA, os/as Agentes em Admiração Escolar e os/as Agentes em Infraestrutura Escolar fecham o ano de 2019 com 5 formações continuadas, em suas respectivas áreas de atuação. Já os /as Agentes em Alimentação Escolar tiveram 2 formações continuadas. Ficando a meta de ampliar esse número em 2020. Conquista inédita, bastante comemorada pelos segmentos do Grupo Ocupacional de Apoio Administrativo ao Magistério-GOAAM.

A valorização profissional passa por reajuste de salário, formação continuada e condições de trabalho. O SINPROJA está atento a todas essas bandeiras de luta, sempre debatendo e construindo com a categoria as estratégias de avanços. Sigamos firmes na luta!!!

Aposentados/as sim, inativos/as nunca, educadores/as SEMPRE!

Esse é o lema seguido pelos diriges da Secretaria de Aposentados/as e de Assuntos Previdenciários, com o apoio dos/as demais diretores/as do SINPROJA. Assim, no ano 2019, extensa agenda foi vivenciada por esse segmento, com atividades específicas e com participação nas pautas coletivas da entidade.

Destacamos algumas das específicas:

• Participação na organização e realização do I Encontro de Aposentados/as da Educação de PE, em unidade com outros sindicatos;
  • Atendimento e acompanhamento de processos de aposentadorias e pensões de associados/as;
  • Realização de Plenárias Específicas com aposentados/as do SINPROJA, abordando temas como: saúde e condições de vida na boa idade; conjuntura política; planejamento e organização de lutas locais, estadual e nacional;
  • Programações culturais, viagens e lazer;
  • Coral SINPROJA: formado por Aposentados/as associados/as, realizou inúmeras apresentações, nas atividades promovidas pelo SINPROJA e em outras instituições filantrópicas e religiosas. Neste mês de dezembro destacamos a apresentação no Abrigo do Cristo Redentor, no Rotary Club, no Centro Renascer e na Casa da Cultura.

As atividades continuarão em 2020. Qualquer aposentado/a do SINPROJA que deseje participar, é só comparecer aos ensaios a partir da primeira quinta-feira de fevereiro, das 14h às 16h, na sede da entidade.

O SINPROJA fecha o ano de 2019 celebrando a unidade que nos permitiu a resistência. Desejamos que o amor solidário traga muitas vitórias nas lutas de 2020!!!!!