X Encontro da Rede Estrado Brasil

A Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (Rede Estrado), criada no final de 1999, promove encontros bienais nos países participantes voltados à divulgação e à consolidação de estudos e pesquisas sobre trabalho docente. Para além desse objetivo central, propicia o intercâmbio entre pesquisadores dedicados às discussões acerca das transformações atuais concernentes ao trabalho docente em suas múltiplas dimensões e abordagens; visando fortalecer os espaços de integração e de debate coletivo entre universidades, sindicatos e associações profissionais e científicas. Os encontros têm resultado em importantes proposições para as políticas públicas destinadas ao trabalho docente e à educação em geral nos níveis locais, regionais e nacionais. A Rede, seguindo sua tradição de debate, realizará seu próximo encontro brasileiro em Recife nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2019 com o tema Autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização políticapedagógica.

O X Encontro da Rede Estrado Brasil ocorre simultâneamente às Jornadas latino-americanas de luta em defesa da escola pública, gratuita, laica, democrática e emancipatória. As Jornadas é uma iniciativa da Rede Estrado em parceria com a Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), que desde 2017 vem sendo organizada no natalício de Paulo Freire, 19 de setembro, na região latino-americana e caribenha.

PÚBLICO A QUEM SE DESTINA

Pesquisadoras e pesquisadores, docentes de todos os níveis, estudantes de graduação e pósgraduação, sindicalistas e trabalhadores/as comprometidos com a pesquisa e com os debates sobre o trabalho docente.

Cidade do Recife (PE).

EIXOS TEMÁTICOS

Eixo 1. Natureza, processos e condições de trabalho docente
Eixo 2. Políticas públicas e regulação do trabalho docente
Eixo 3. Formação docente: políticas e processos
Eixo 4. Processo de trabalho docente e novas tecnologias
Eixo 5. Saúde e trabalho docente
Eixo 6. Trabalho docente no ensino superior e educação profissional
Eixo 7. Movimentos sociais, educação e trabalho docente
Eixo 8. Condição docente, relações étnico-raciais, gênero e classe

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas mediante o envio de formulário disponível no site redestradobr.verkn.com.br e pagamento da taxa de inscrição.

Valor da inscrição para expositores e participantes (com submissão de trabalho)
1 – Pesquisador (Educação Superior) – R$ 130,00
2 – Professor de Educação Básica e estudantes – R$ 80,00 (será necessário comprovar condição)

Valor da inscrição para participantes (assistência com certificado)
1 – Pesquisador (Educação Superior) – R$ 110,00
2 – Professor de Educação Básica e estudantes – R$ 60,00

FORMA DE PAGAMENTO

O pagamento das inscrições deverá ser realizado por meio de depósito identificado e/ou transferência bancária para a seguinte conta:

Banco do Brasil
Agência: 4278-1
Conta Corrente: 90551-8.
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
CNPJ 10.956.435/0001-68
Após a realização do pagamento o comprovante da transação deverá ser anexado no sistema de submissão de trabalhos para a finalização da inscrição.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE TRABALHO

Os resumos dos trabalhos poderão ser submetidos individualmente ou em co-autoria. O mesmo participante poderá inscrever um só trabalho como autor e participar como co-autor em até dois trabalhos, independentemente da modalidade.

Modalidades de trabalho para submissão:

▪ Trabalho acadêmico;
▪ Relato de Experiência;
▪ Pôster

Para mais informações, clique aqui.