SINPROJA CONVOCA CATEGORIA

Os/as trabalhadores/as em educação do município do Jaboatão dos Guararapes, associados/as ao SINPROJA, reuniram-se em assembleia no último dia 03 de agosto, para deliberar sobre os encaminhamentos referentes a realização do IX Congresso de Educação do SINPROJA, de acordo com o artigo 10  do Estatuto da entidade.

 

Após análise de proposta de cronograma apresentado pela direção sindical, ficou estabelecido que:

 

  • O IX Congresso do SINPROJA será nos dias 12, 13 e 14 de setembro;

 

  • os trabalhadores/as em educação que se filiarem até 10/08, estarão aptos a participar da eleição para delegados/as;

 

  • entre os dias 07/08 a 10/08 haverá a divulgação e entrega do material necessário para eleição de delegados/as, que deverá ocorrer no período de 13 a 17 do mês em curso;

 

  • no dia 16/08 acontecerão as Plenárias Específicas para retirada de delegados/as aposentados/as e à disposição, na sede do SINPROJA, às 13h30;

 

  • a devolução do material devidamente preenchido com o nome de delegados/as eleitos/as nos locais de trabalho, deverá ocorrer até 23/08;

 

  • o prazo final para entrega das Teses será 30/08;

 

  • as Teses serão enviadas por email aos delegados/as no dia 06/09;

 

  • reformas do Estatuto do SINPROJA, discutidas no IX Congresso, serão referendadas em Assembleia Específica;

 

  • nos locais de trabalho que tenham de 01(um) a 05(cinco) associados/as, será eleito/a um/a delegado/a, os demais seguem o Estatuto do SINPROJA, que determina a eleição de 20% dos associados/as;

 

  • a partir de 02(dois) delegados/as, deverá haver a representação do segmento do Magistério e do GOAAM;

 

  • os/as trabalhadores/as em educação, que compõem o Conselho de Representantes das Regionais, serão considerados/as Membros Natos, ou seja, não concorrerão nas eleições, pois suas participações já estão garantidas.

 

Em 10 de agosto, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e os sindicatos filiados, entre eles o SINPROJA, participam das ações do Dia do Basta, promovido pelo Fórum das Centrais. A data marca as mobilizações em defesa da democracia e dos direitos do povo brasileiro, ameaçados pelo desgoverno do país.

 

As entidades se mobilizam com a intenção de dar um basta à privatização da Petrobras, que compromete a soberania do Brasil no setor energético e os recursos para a viabilidade do Plano Nacional de Educação (PNE); ao desmonte das políticas educacionais e à perseguição ao ex-presidente Lula, dentre outros retrocessos do cenário político.

 

Outras lutas e reivindicações fazem parte da agenda da classe trabalhadora nesse dia, dentre elas, estão criar políticas, programas e ações imediatas para enfrentar a falta de emprego e o subemprego crescentes, revogar a Emenda Constitucional 95/2016, que congela os investimentos públicos por 20 anos, renovar a política de valorização do salário mínimo, revogar pontos negativos da Reforma Trabalhista e da Terceirização, que precarizam os contratos e condições de trabalho e assegurar o direito e o acesso ao Sistema Público de Seguridade e Previdência Social.

 

Não podemos esquecer que a política nacional tem impactos diretos no cotidiano local e que os ataques são implementados a partir dos governos municipais. Assim, o SINPROJA convoca toda categoria a se engajar na luta, conscientizando a comunidade escolar e a sociedade em geral, sobre os motivos da paralisação. No dia 10/08 vamos expressar nossa insatisfação fechando os locais de trabalho. A luta é solidária e coletiva!

 

SINPROJA: 25 ANOS DE LUTA, EM DEFESA DA EDUCAÇÃO JABOATONENSE

Compartilhe