SINPROJA: 25 Anos de Luta!

Hoje, vamos falar de compromisso, solidariedade, unidade, lutas e conquistas. O SINPROJA completa 25 anos e foram esses valores que marcaram sua trajetória desde 1984, quando ainda era APROJA – Associação dos Professores do Jaboatão. Sua história iniciou num tumultuado momento da política local, marcado por intervenções no município e demissões de professores/as, passando por momento importante, que marcou o início da reorganização politica da categoria, ao transformar-se, através de uma assembleia histórica, em SINPROJA- Sindicato dos Professores do Município do Jaboatão dos Guararapes, em 30 de março de 1993. A consolidação sindical veio com a unidade entre professores/as e funcionários/as da educação na base da categoria, alcançada a partir do III Congresso, em 05 de outubro de 1999.

Foram muitas as batalhas travadas nestes 25 anos de história: assembleias, passeatas, atos, aulas públicas, plenárias, marchas, greves, ocupações. O SINPROJA  tem um trabalho com foco também na conscientização e na formação da sociedade, organizando encontros, seminários, debates e conferências sobre os diversos assuntos que permearam sua existência, sempre se posicionando em defesa da educação pública, gratuita, laica, emancipatória, bem como  por democracia, justiça social, contra qualquer tipo de discriminação e por garantia de direitos.

Filiado à CUT- Central Única dos Trabalhadores e à CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, o SINPROJA abraça e encaminha as deliberações nacionais, de forma contundente e destacada. Possui representantes com assento em entidades conceituadas, como CME- Conselho Municipal de Educação, FME- Fórum Municipal de Educação, Conselho do CACS/FUNDEB, CONSEA- Conselho de Segurança  Alimentar, entre outras.

Sua história mostra um legado de grandes conquistas, tais como: o Estatuto do Magistério, em 1995; Realização da I Conferência Municipal da Educação em 2000; Conquista do Plano de Cargos e Carreira (PCC) dos Professores em 2002 e do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Administrativos em 2008; a Lei do Piso Salarial do Magistério e o seu reajuste anual. O SINPROJA também tem adquirido um patrimônio para a categoria, como a construção da sede, construção do CINAFOL – Centro de Atividades de Formação, um imóvel na rua Manuel Madruga, em Jaboatão Centro, a subsede, em Prazeres, 2 automóveis  (1 Kombi e 1 gol). Todos esses bens visam ao  conforto e a agilidade no atendimento aos associados/as. Temos uma assessoria jurídica que acompanha processos trabalhistas e dá subsídio para os embates políticos. Não podemos esquecer de ressaltar a equipe de funcionários/as competentes, que ajudam na dinâmica cotidiana, contribuindo para o bom funcionamento da entidade. Essa trajetória político-organizativa da categoria fez do SINPROJA uma referência política local, tornando-se parâmetro sindical no município, no estado e no país.

É com muito orgulho que comemoramos 25 anos de lutas e resistência. Parabenizamos os companheiros e as companheiras que se engajaram e fizeram parte desta história, alguns dos/as quais já se foram, mas deixaram o exemplo para os/as que chegam. A conjuntura atual indica que o caminho trilhado teve muitos acertos e que devemos continuar construindo, pois, só a luta nos garante.  Destacamos que a direção da entidade é responsável pelo encaminhamento das deliberações da categoria, fruto de decisões coletivas e democráticas.

Como a luta é contínua, convocamos todos/as a participarem da próxima assembleia, dia 04/04, às 14h, no Clube Ferroviário. Na ocasião, serão dados os informes da Campanha Salarial Educacional 2018 e tiraremos os encaminhamentos da luta deste ano. A antecipação de  qualquer valor percentual de reajuste de salário, é mera especulação. O SINPROJA trabalha com transparência, responsabilidade e muita garra, fazendo jus a luta e resistência, destes 25 anos de história vitoriosa.

Em breve, divulgaremos o calendário de atividades comemorativas do aniversário de 25 anos.