Participe do tuitaço Essencial é a vida: por conectividade nas escolas públicas e pelo não retorno às aulas presenciais

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) promove nesta terça (27), às 10h, o tuitaço ”Essencial É A vida”, em defesa da conectividade nas escolas públicas e contra o retorno às aulas presenciais sem a devida segurança sanitária em tempos de pandemia. Para participar basta ir até a rede social Twitter e publicar mensagens curtas sobre esse tema usando a hashtag da campanha #EssencialÉAVida e marcar parlamentares. Veja sugestões de tuites e artes no final desta matéria.

>> O tuitaço faz parte da 22ª Semana em Defesa e Promoção da Educação Pública

A mobilização é urgente – o Congresso Nacional deve votar nesta quinta (29) o veto 10/21 do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei 3.477/20 que busca a garantia de acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e a professores da educação básica pública. A CNTE vai pedir aos parlamentares que derrubem o veto do Bolsonaro e aprovem o PL 3.477/20 que permitirá maior conectividade e inclusão escolar principalmente durante a pandemia.

Na avaliação da CNTE, o veto de Bolsonaro é imoral e fará com que 18 milhões de estudantes e cerca de 1,5 milhão de professores não tenham acesso a equipamentos e a internet banda larga durante a pandemia. Os estados, DF e municípios deixarão de receber R$ 3,5 bilhões, em 2021, para executarem projetos de acessibilidade digital aos estudantes e profissionais da educação! Os problemas de acesso às aulas remotas têm prejudicado quase a metade dos estudantes brasileiros e o governo Bolsonaro se desobriga em financiar as condições de acessibilidade à educação de milhares de crianças, jovens e educadores. Leia aqui a nota da CNTE sobre o dia em que Bolsonaro vetou o PL 3477/20.

Retorno às aulas presenciais
Outro eixo de reivindicação da CNTE é a rejeição ao Projeto de Lei 5.595/20, que veda a suspensão das atividades educacionais em formato presencial nas escolas e instituições de ensino superior públicas e privadas. Pelo projeto, as atividades educacionais serão consideradas como serviços e atividades essenciais, inclusive durante enfrentamento da pandemia, de emergência e de calamidade pública.

O Senado deverá votar também na próxima quinta (29) o texto base do PL 5.595/20, que foi aprovado na Câmara dos Deputados na semana passada. O objetivo do tuitaço também é sensibilizar senadores/as para os perigos que esse retorno obrigatório às aulas presenciais representa tanto para os trabalhadores/as em educação como para estudantes e comunidade escolar. Reabrir escolas sem condições vai agravar ainda mais a crise sanitária de Covid-19 que estamos atravessando.

 Na avaliação da CNTE, reabrir escolas requer vacina para todos e investimentos nas redes públicas de ensino – leia a nota completa. A CNTE ressalta que o país possui legislações específicas que tratam de atividades essenciais e que não são consideradas pelo PL 5.595/20. Além disso, atenta contra direitos constitucionais como a greve e o próprio direito à vida!

TUITAÇO

Participe do tuitaço em defesa da vida, da conectividade nas escolas e contra o retorno às aulas presenciais sem condições sanitárias.
Data: 27/04
Horário: 10h
Hashtag: #EssencialÉAVida
Sugestões de tuites: http://bit.ly/essencial_e_a_vida_tuites
Imagens – cards de senadores por estado e frases de twitter – acesse pelo link: http://bit.ly/cards_essencial_vida

2021 04 27 tuitaco essencial vida card

Compartilhe

Deixe uma resposta