Manifestantes em atos nas capitais e cidades do interior pediram Fora Bolsonaro

A crise financeira agravada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o alto índice de desemprego com mais de 14 milhões de brasileiros sem trabalho; a falta de vacinas para imunizar a população brasileira e a demora em definir um novo auxílio emergencial para os pobres e os informais foram os motivos que levaram movimentos sociais, sindicatos e a população sair às ruas neste domingo (21) para pedir o impeachment de Jair Bolsonaro (ex-PSL). No sábado (20) também houve diversos atos em dezenas de cidades de norte a sul do país, pelo ‘Fora Bolsonaro’.

Confira como foi

Os recifenses acordaram cedo e por volta das nove da manhã começaram a se mobilizar em torno da antiga fábrica da Macaxeira, na Avenida Norte, na capital de Pernambuco.
pe carreata jc mazela 01 21fev

pe carreata jc mazela 02 21fev

Confira mais nos vídeos como foi o ato em Recife

Na concentração, o presidente da CUT -Pernambuco, Paulo Rocha, expôs os motivos do pedido de impeachment do presidente.

“ Nós temos um governo que diz que não entende de saúde, quer forçar a população a tomar cloroquina. É um governo que não entende de economia. Na própria campanha já dizia que não entendia e que entregaria tudo a seu posto Ipiranga, Paulo Guedes. E por último não tem compromisso com a democracia. Esse governo tem que ir embora”, declarou o dirigente.

pe carreata jc mazela 03 21fev
Atos também foram registrados pela manhã, nas cidades pernambucanas de Juazeiro e em Petrolina.

Com muitos carros e bicicletas, os manifestantes, em Brasília, gritavam #ForaBolsonaro e pediam por vacina e renda emergencial. “O povo precisa de emprego, comida e combustível baratos, precisa de um governo brasileiro”, diziam os puxadores da carreata.

df carreata 01 21fev

Em seu Twitter, a deputada federal pelo Estado do Paraná e Presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffman, compartilhou imagens do ato que ocorreu pela manhã.

No Espírito Santo, a carreata de hoje foi na capital Vitória. Os manifestantes também fizeram coro por Fora Bolsonaro, por auxílio emergencial e imunização de toda a população brasileira.

es carreata 01 21fev

Goiás registrou duas carreatas na manhã deste domingo, uma na capital Goiânia e outra na cidade de Jatai.

Ainda no centro-oeste, em Mato Grosso do Sul, a carreata pelo ‘Fora Bolsonaro’, foi na capital do estado, Campo Grande.

ms campo grande carreata 01 21fev

No Nordeste, a população da capital da Paraíba, João Pessoa, também foi griitar ‘Fora Bolsonaro’, neste domingo. Os manifestantes se concentraram pela manhã no bairro Jaguaribe e seguiram em direção ao bairro dos Funcionários.

pb carreata 01 21fev

pb carreata 02 21fev

O ato reitera a posição contrária da CUT-PB à forma como o governo federal trata a pandemia, que já matou mais de quatro mil pessoas na Paraíba. Além da saída do presidente, a Central pede a garantia de vacinação para todos. Para Tião Santos, presidente da CUT-PB, os atos mostram a insatisfação da sociedade com o governo federal. “A manifestação expressa o sentimento do povo paraibano, que não suporta mais esse governo genocida, que só faz tirar os direitos do trabalhador. A carreata tem como marco principal a continuação do auxílio emergencial e vacina para toda a população”, afirmou.

No Rio de Janeiro, os manifestantes em carros e bicicletas se concentraram em torno do Monumento Zumbi dos Palmares, antes de saírem pelas ruas da capital, pedindo o impeachment de Bolsonaro.

Na cidade de Niterói (RJ), a concentração foi na Praça da Cantareira.

rj carreata niteroi 01 21fev
Também houve manifestações na cidade de Rio das Ostras e Teresópolis, ambas no Rio de Janeiro.

O Rio Grande do Norte não ficou de fora das manifestações por vacina, auxílio e impeachment do presidente. Em Natal, capital do estado, a carreata se concentrou no Acesso à Mãe Luiza, na Via Costeira.

rn carreata 01 21fev

rn carreata 02 21fev

No sul do país também teve proposto. Movimentos da cidade de Cascavel , no Paraná aderiram à manifestação pelo ‘Fora Bolsonaro’.

Os curitibanos também foram às ruas pedir por vacina, auxílio e impeachment.

pr carreata 21fev

Em Santa Catarina ocorreram atos em Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Criciúma, Itajaí, Joinville, Lages, Mafra, Palhoça e Rio do Sul.

sc joinvile carreata 21fev

Interior e litoral de São Paulo

Em Marília, os manifestantes de concentraram na Avenida Durval de Menezes e seguiram pelas ruas da cidade pedindo ‘Fora Bolsonaro’.

sp marilia carreata 01 21fev

Em Itapeva, também teve carreata pela manhã, pedindo novo auxílio emergencial, vacina para todos e todas e impeachment de Bolsonaro.

sp itapeva 02 21fev

Em Ribeirão Preto não foi diferente. Teve buzinaço e pedidos de Fora Bolsonaro.

sp ribeirao preto carreata 03 21fev
sp ribeirao preto carreata 04 21fev

Outras cidades do interior de São Paulo com atos marcados foram: Araçatuba, Itapevi, São José do Rio Preto e Santos. Veja como foi na baixada santista.

(CU Brasil, edição de Rosely Rocha e foto da capa da Agência JC Mazela, 21/02/2021)