Entrega da Carta das Entidades da Educação e das Frentes Parlamentares ao candidato à presidência da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira

O Sinproja participou na manhã desta terça-feira (26) da entrega da carta das entidades da educação e das frentes parlamentares, ao candidato à presidência da Câmara dos Deputados, o deputado federal, Arthur Lira. A carta em questão pede ao candidato que, se eleito, comprometa-se a ter como uma de suas prioridades a pauta relacionada a educação.

O Presidente da CNTE, Heleno Araújo, em sua fala, lembrou que 2021 seria o ano que Paulo Freire Completaria 100 anos e, nessa data tão especial, a presidência da Câmara dos Deputados será renovada. E espera que o presidente eleito se comprometa em dar continuidade aos trabalhos já iniciados pela Câmara Federal, como o Plano Nacional de Educação de 2014 e a regulamentação do Fundeb.

Arthur Lira se comprometeu, caso seja eleito, a criar uma abertura de diálogo com todos os partidos e entidades, debatendo todas a matérias sem distinção, preconceito ou retaliação. Mantendo sempre aberto o canal de negociação para as pautas que buscam o crescimento do Brasil, como a educação.

Assim como nesta segunda-feira (25), a entrega da carta foi ao candidato, o deputado federal, Baleia Rossi, que em sua fala ressaltou que “uma Câmara submissa às vontades do Presidente, não vai debater as pautas importantes para o País, como a da educação”. As entidades demonstram que estão atentas e dispostas a defender a educação pública, gratuita e de qualidade para todas e todos.

Como disse Paulo Freire, “a educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. Sendo assim a educação e a democracia são historicamente indissociáveis. A educação só é plena na democracia e a democracia só é plena com educação. A Luta não vai parar!!