Assédio moral pode causar problemas psíquicos

O assédio moral no local de trabalho pode causar problemas psíquicos no trabalhador e na trabalhadora, assim como afetar sua produtividade e sua saúde física. Essa foi uma das constatações feitas por Sandra Trajano, secretário Geral do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e convidada do Sinproja para ministra uma palestra no Seminário “Assédio Moral, como enfrentar?”, promovido no auditório Professora Expedita Helena, nesta terça-feira (31).

“Boa parte da classe trabalhadora desse país sofre assédio moral. Eu, como bancária e representante do Sindicato dos Bancários, sei que a nossa classe é uma das que mais adoece com problemas psíquicos. Assédio moral também são metas abusivas dentro dos bancos, pressão, abusos”, disse a sindicalista e empregada do Banco do Brasil. “O assédio moral vai, aos poucos, acabando com nossa motivação profissional e destruindo o lado pessoal. Temos que falar deste problema e não baixar a cabeça diante de ameaças e assédio”, advertiu Sandra.

Diante de um auditório atento, Sandra lembrou que os limites da hierarquia devem ser respeitados pelos superiores em relação aos subordinados e que o Sindicato é um espaço onde o trabalhador e a trabalhadora devem procurar ajuda, tanto o apoio moral, quanto no jurídico. Ela pontuou a gravidade desta situação dentro das empresas, mas lembrou que em todos os ambientes de trabalho existe assédio.

Além de Sandra Trajano, a mesa de abertura foi composta pelas diretoras do Sinproja Neide Silveira e Érica Cândido e pela membro do conselho fiscal Darcy Correia. Neide destacou o crime que se comete ao proceder com assédio moral e as doenças advindas dessa exposição. “A situação é grave e temos que tratar com esta consciência. Dentro das nossas escolas existe casos deste tipo. O Sinproja está atento e não vai ficar de braços cruzados”, revelou

Este seminário é um dos vários que devem acontecer daqui pra frente, sempre abordando temas de relevância para todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação do município do Jaboatão dos Guararapes.